Boeing 767 da Omni International evacuado após fogo no trem de pouso

Um incidente com o boeing 767-300 da Omni Air International, de matrícula N378AX , causou o fechamento temporário do Shannon Airport, na Irlanda,  ontem. Após uma decolagem abortada por conta de uma janela aberta no cockpit, os freios pegaram fogo, causando a evacuação dos 145 passageiros e dos 14 tripulantes por meio dos escorregadores infláveis.

O voo fretado dos EUA abortou a decolagem do Aeroporto de Shannon, na Irlanda, na quinta-feira de manhã, forçando a suspensão de todo o tráfego aéreo de ida e volta do aeroporto.  A aeronave partiria de Shannon, na Irlanda, com destino à Kuwait City no dia de ontem, 15 de agosto, no voo OY-531 operado pelo 767-300ER, versão extendida do 767. De acordo com o jornal Independent da Irlanda, o voo da Omni Air International transportava militares dos EUA, mas não houve confirmação imediata de autoridades dos EUA.

O avião havia chegado mais cedo vindo de Oklahoma City, pousou em Shannon, onde reabasteceu e tentou decolar logo em seguida. Shannon é uma parada corriqueira de reabastecimento de vôos do governo americano para pontos mais a leste depois da travessia transatlântica. A primeira tentativa de decolagem foi negada pela tripulação devido a uma janela aberta no cockpit. Logo em seguida, a aeronave foi posta em espera na Txiway C do aeroporto à espera de um espaço para decolagem, quando a tripulção solicitou um retorno ao pátio devido a um problema com os freios.

Após a solicitação, a tripulçao foi instruida a virar em direção a pista 24 e, em seguida, para a pista de taxiamento. No entanto, ao entrar na pista a torre avistou fumaça no trem de pouso. Instantes depois a fumaça virou fogo, partindo principalmente do trem de pouso esquerdo.

Serviços de emergência foram acionados, e todos os 145 passageiros e tripulantes foram evacuados usando os escorregadores de emergência. O incêndio foi extinto rapidamente, mas a aeronave permaneceu na pista, desativada e bloqueando voos para decolagem e pouso em Shannon.

De acordo com a Companhia Aérea, a aeronave foi retirada da pista ainda naquela manhã, porém, o aeroporto informou que atrasos nos voos posteriores seriam esperados durante todo o dia.

Segue nota da Shannon Airport:


Gostou do artigo? Então não se esqueça de compartilhar com os seus amigos! Obrigado!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *